Os deuses: Hermes, deus dos viajantes, mercadores, ladrões...



.....
Os verdes e densos bosques servem de abrigo para inúmeros animais selvagens. Durante o dia, os pastores cuidam dos rebanhos. Durante a noite, sentam-se em torno de uma fogueira e sonham acordados. Fazem planos para futuros longínquos. Trocam idéias e depois adormecem.
.....Na Arcádia os dias transcorrem tranqüilos e serenos até que vem a neve, e, aos poucos, toda a região vai se transformando. As matas ficam cobertas de branco, os animais correm de um lado para o outro fugindo do frio. Pastores e rebanhos aceleram o ritmo de suas caminhadas procurando abrigo.
.....No cume gelado do monte, vive Cilene, uma Ninfa que parece não ter medo do frio. Alegremente, ela corre e dança, espargindo beleza em todas as direções, como um grande desafio em detrimento da tristeza do inverno.
.....Sobre este cenário partilham os olhos de Zeus e, enquanto sua esposa dorme, o senhor do Olimpo liberta o coração e os sentimentos. Desejoso, contempla a bela Ninfa. Então abandona o Olimpo para um passeio até Arcádia. Encontra-se com Cilene. Fala de amor, paixão e desejo. A jovem diverte-se, sorri maliciosamente, corre, brinca e dança ao redor da figura majestosa de Zeus. E os dois se olham contentes. Apaixona-se um pelo outro e entregam-se ao amor.
.....A neve cai suavemente como se não quisesse estragar o momento. Lá embaixo, ao pé da montanha, os carneiros recomeçam sua caminhada, orientados pelos gritos precisos dos pastores. Indiferente a tudo, Zeus e Cilene amam-se com ardor. Depois desce a paz sobre eles.
.....Assim, a Arcádia viu nascer Hermes, deus astuto, mensageiro do Olimpo, deus dos viajantes, dos mercadores e dos ladrões...
.....Carrega sempre consigo o caduceu, presente dado por Apolo. Bastão que tem poderes de distribuir bênçãos e prosperidade, além da capacidade de transformar em ouro tudo o que tocar. Sua velocidade é insuperável. Carregador infatigável, Hermes viaja por todas as partes entre a terra e o Olimpo e, a desenvoltura que realiza tal atividade, levou os gregos a imaginá-lo como um modelo ideal de juventude, beleza e agilidade viril.
.....Conquistou a simpatia dos deuses do Olimpo por conta da sua astúcia e malícia em tratar suas ações errôneas.
 

.