Os deuses: Hera, esposa de Zeus e rainha do Olimpo...









.....
Era ainda muito criança quando Réia, sua mãe, a entregou aos cuidados de Tétis e das Horas. Queria salvá-la da fúria de Cronos, o pai terrível que devorava todos os filhos.
.....Longe do perigo, cresceu bela mas solitária. Um dia recebeu no esconderijo a visita de seu irmão Zeus, que, depois de derrotar Cronos em violenta batalha, se tornou o senhor do Olimpo.
.....Juntos, conversaram durante horas e horas. Falaram de tristezas passadas e futuros alegres. Hera sentia-se feliz, mas Zeus estava tão apaixonado que não podia mais esconder seus sentimentos. Declarou à irmã todo o seu amor e desejo que por ela nutria. Entretanto, apenas ouviu recusas. Não queria a deusa ser mais uma de suas numerosas conquistas. Inconformado, tentou todas as táticas, mas todas se resultaram inúteis.
.....Em um dia de inverno, Zeus preparou uma armadilha. Metamorfoseou-se em cuco, e assim, como um pássaro triste e quase morto de frio, foi visitar a irmã. Com muitos beijos, Hera tentou reanimá-lo. No calor de seus seios, procurou aquecê-lo. Quando percebeu o ardil, era tarde demais, já tinha sido violentada. Cheia de vergonha, pediu ao irmão que reparasse sua falta. Zeus imediatamente prometeu desposá-la. Todos os deuses compareceram a cerimônia das bodas e ofertaram a noiva, presentes valiosos. Ao término da festa, o casal partiu para a noite de núpcias que durou trezentos anos. Depois a deusa banhou-se na fonte de Cánatos, em Náuplia, e recuperou a virgindade. Em seguida, foi com o esposo para o Olimpo, onde, ao lado de Zeus, senhor absoluto, ficaria reinando, bela e majestosa em seu trono de ouro.
 

.