Fábulas: Caos, a origem divina...





.....
Todas as formas materiais teriam emergido do misterioso Caos. Gaia, a mãe terra, é a primeira aparência da matéria. Sozinha ela gera Urano, movida pela necessidade de ter um companheiro.
.....Eros, seu contemporâneo no Caos, princípio espiritual do amor, faz Gaia unir-se a seu primogênito. E assim começa a povoação do mundo...
.....Em controvérsia, os antigos gregos forjam também várias versões sobre a origem do mundo e das criaturas. Alguns acreditam que a primeira coisa que existiu foi a Escuridão. E dela foi gerado o Caos. E da união do Caos com a Escuridão, nasceram a Noite, o Dia, o Érebo e o Ar. Noite e Érebo casaram-se e tiveram como filhos espíritos sofredores e libertários: a Perdição, a Idade, a Morte, o Assassino, a Abnegação, o Sono, o Sonho, a Discórdia, a Miséria, a Vingança, a Alegria, a Amizade, a Piedade, as três deusas do Destino, as três Ninfas da Tarde. Dia e Ar também se uniram. Engendraram a Terra, o Céu e o Mar. Ar e Terra se casaram e fizeram viver o Espanto, a Ira, a Disputa, a Mentira, as Injurias, a Vingança, o Excesso, o Esquecimento, o Medo, a Vaidade, a Batalha, o Artesanato. Mais tarde ainda, nasceram os Titãns, o Tártaro e as três Erínias.
.....O Mar e os Rios criaram as Nereidas, Ninfas marítimas impetuosas e agitadas. Quando toda a criação estava pronta e ordenada sobre o mundo, Prometeu criou o ser humano e pediu que este povoasse a Terra.
 

.