Sobre a herança grega...


.....Os Gregos foram os primeiros no mundo antigo a se alto valorizarem, levantando o conceito e imagem do Homem como principal força no mundo. Sua espiritualidade não os deixavam frágeis e se colocavam ainda em posição mais privilegiada que a dos próprios deuses.
.....Respeitavam a liberdade alheia na mesma medida que lutavam pela própria liberdade, embora não fosse o suficiente para levar a Grécia a uma união entre suas cidades-estados com um comceito de nação. Entretanto, a democracia por fim reinou e o Homem descobriu o caminho mais rápido para a verdadeira civilização...

.....Dentre tudo que os gregos nos deixaram como herança material, hoje não passam de meras histórias e várias obras de arte, entretanto, o maior legado foram os conceitos abstratos, como por exemplo: moral, ética, estética, democracia, respeito pela liberdade de ação e expressão, início das ciências e da matemática, astronomia, física, química, medicina, arquitetura, artes e até mesmo a navegação, além da escrita, como o alfabeto e o sistema de numeração. Foram conceitos que influenciaram toda a civilização ocidental. Talvez, o legado mais importante que nos deixaram foram as coisas abstratas, como por exemplo, a concepção do conceito de zero. Tivemos também, nas ações da Alexandre, o Grande, como outro exemplo, a difusão praticamente de todo o conhecimento acumulado dos gregos durante séculos, levados para todo o mundo antigo e além, conquanto, grande parte desta cultura se perpetuou.
.....Foram inúmeras as contribuições ao mundo, pelas quais hoje, podemos dizer que quase tudo teve seu início nas mentes brilhantes dos gregos antigos. Foi a Grécia a única a conseguir transmitir por várias civilizações seguidas seus conceitos e idéias.

.....Mas a maior herança foi o conceito do “penso, logo existo”. O grego deixou de se rastejar diante dos deuses e, de cabeça erguida e consciente de seus anseios e desejos, trilhou o caminho da liberdade e respeito ao próximo, respeito as leis sociais e a defesa da família por conta do amor desinteressado.
.....Neste sentido hoje, o Homem, graças aos gregos, se coloca de pé frente ao mundo. Dono de si, indiferente ao irreal e lúcido de suas responsabilidades sociais e consigo mesmo.
.....Sófocles já cantava na Era Clássica:
....."O mundo é cheio de maravilhas, mas nada é mais maravilhoso que o Homem".
.....Toda a concepção grega era humana, coisa que se manteve até os dias atuais...
.....Péricles não errou quando disse:
....."As idades futuras nos admirarão como a presente nos admira agora".

.....Como ilustração desta idéia de herança, reproduzimos aqui algumas frases ilustres da época:
....."Nosso amor pelo belo não nos conduz à extravagância".
....."Onde os prêmios ao valor são maiores, é aí que se encontram também entre o povo, os melhores e mais bravos espíritos".
....."Somos livres e tolerantes nas nossas vidas particulares, mas nos assuntos públicos observamos a lei... Prestamos obediência àqueles a quem colocamos em posição de autoridade".
....."Nosso amor pelas coisas do espírito não nos enfraquece".
....."Imponentes são as marcas e monumentos que deixamos por onde estivemos".

 

.