Ilustres gregos inesquecíveis...




.....Foram inúmeros os homens e mulheres que contribuíram para a grandeza da Grécia. Não se tem conta de quantos foram, de quantos tiveram consciência da responsabilidade de passar adiante todo o conhecimento adquirido e ainda, quantos cumpriram sua tarefa a qual os homens e mulheres atuais agradecem.
.....Foram selecionados nesta seção, alguns gregos considerados ilustres de diversas áreas. São pessoas que contribuíram, de maneira permanente, para toda a civilização ocidental. Estes homens foram os principais representantes da Era Helênica.


Filósofos e cientistas

.....Anaxágoras - século V a.C.
.....Defendia a tese de haver uma força universal que regia sobre todas as coisas na natureza, impondo uma ordem no mundo material com finalidades pré-estabelecidas. Dizia que a matéria era composta por inúmeras partículas invisíveis.
.....Anaximandro - século VI a.C.
.....Astrônomo e filósofo que acreditava no conceito de que toda matéria era constituída por partículas limitada e imperecível. Foi o primeiro a dizer que o planeta era um corpo e estava suspenso no espaço.
.....Aristóteles - século IV a.C.
.....Assim como seu professor Platão, desenvolveu uma filosofia singular, oposta a do mestre. Acreditava na teoria de que tudo deveria ocorrer sobre fatos demonstráveis. Seu sistema era planificado na investigação lógica e observação das coisas e fatos. Este conceito fez de Aristóteles o pai das ciências.
.....Demócrito - século IV a.C.
.....Pai da ciência atômica. Ele deduziu que tudo no universo é feito de pequenas partículas finitas e indivisíveis, organizadas junto com o espaço vazio.
.....Empédocles - século IV a.C.
.....Foi o segundo a especular sobre a matéria contestando a teoria de Demócrito. Dizia que todas as coisas eram compostas de quatro elementos básicos: água, fogo, terra e ar.
.....Heráclito - século V a.C.
.....Filósofo que afirmava a constante movimento das coisas e essa como condição básica da vida, uma condição de mudança infinita. Acreditava que o elemento fundamental era o fogo.
.....Hipócrates - século IV a.C.
.....Filósofo que pregava a importância da higiene. Foi também defensor da alimentação balanceada e correta. Lecionou medicina por onde passou.
.....Parmênides - século IV a.C.
.....Foi um filósofo radical. Sustentava a idéia de que a lógica era o único critério para a verdade material, refutando a teoria das explicações sensoriais.
.....Pitágoras - século IV a.C.
.....Filósofo que dedicou sua vida para explicar, matematicamente, tudo no mundo. Foi ele quem desenvolveu os polígonos perfeitos, o teorema de que a hipotenusa ao quadrado era igual a soma dos quadrados dos catetos. Discutiu muito o conceito do zero.
.....Platão - século IV a.C.
.....Filósofo que deu seqüência nas idéias iniciais de Sócrates e as desenvolveu de tal forma que se perpetuou até nós influenciando a cultura ocidental durante os séculos. Sustentou a crença no mundo das formas e das idéias e ainda, que se tinham em maior número as idéias do bem.
.....Sócrates - século IV a.C.
.....Foi um grande pensador e ficou famoso por se recusar a salvar sua própria vida, não repudiando suas idéias em julgamento. Suas idéias principais eram com respeito a moralidade e em como se chegar ao conceito de verdade das coisas.
.....Tales - século VI a.C.
.....Foi o filósofo mais antigo. Sua teoria era baseada no mundo sendo composto por uma base de matéria líquida e clara, a água.
.....Zênon - século V a.C.
.....Foi filósofo discípulo de Parmênides e, usando o método lógico do mestre, refutou a idéia do movimento universal e a idéia do espaço como meras coisas da imaginação, além de formular famosos paradoxos.


Arquitetos e artistas

.....Calícrates - século V a.C.
.....Foi um respeitado mestre de obras que trabalhou na construção do Pártenon e do templo de Atena Nike.
.....Escopas - século IV a.C.
.....Nascido em Paros, foi escultor mestre nas representações de sentimentos fortes e atitudes vigorosas.
.....Fídias - século IV a.C.
.....É considerado o maior escultor clássico. A prova está nas esculturas para as frisas do Pártenon, feitas por ele.
.....Íctino - século V a.C.
.....Foi o arquiteto mestre de Péricles para as reformas e embelezamento de Atenas. Projetou Calícrates e o Pártenon.
.....Lisipo - século IV a.C.
.....Foi o escultor retratista oficial de Alexandre, o Grande. Suas obras e estudos deram origem a dois novos estilos de arte. Um, representando a musculosidade humana e outro, deformando suas formas dando alongamento em suas proporções.
.....Míron - século V a.C.
.....Seu nome correu a Grécia por conta de suas estátuas de animais com extremo realismo e de atletas em movimento.
.....Policleto - século V a.C.
.....Resumiu em suas estátuas, o conceito de beleza grega.
.....Polignoto - século V a.C.
.....Foi o maior pintor realista da Grécia. Suas obras apresentavam novos efeitos até então. Introduziu o uso de panos transparentes para fundo em apresentações teatrais.
.....Praxíteles - século IV a.C.
.....Escultor que se destacou por suas obras em poses de repouso e com excepcional graça.


Sofistas e oradores

.....Antífon - século IV a.C.
.....Foi um dos primeiros grandes oradores de Atenas. Foi um escritor profissional de discursos.
.....Demóstenes - século III a.C.
.....Grande orador grego. Desenvolveu a arte da oratória política. Seus discursos eram implacáveis contra a ascensão macedônica. Seus textos alertavam o povo de Atenas ao futuro se esta não tomasse as dividas providências a favor da Grécia. Atenas não o ouviu e a Grécia caiu nas mãos de Filipe da Macedônia.
.....Górgias - século IV a.C.
.....Prosador e dono de estilo próprio. Sofista profissional que ensinava a arte da oratória e arte do sucesso na vida.
.....Isócrates - século IV a.C.
.....Foi um ilustre professor de oratória com vários alunos famosos. Escritor profissional de discursos.
.....Lísias - século IV a.C.
.....Revolucionou os discursos com uma linguagem simples e de grande vivacidade.
.....Protágoras - século IV a.C.
.....Considerado o primeiro dos sofistas profissionais. Foi o mais conhecido.


Historiadores e poetas

.....Alceu - século VI a.C.
.....Nascido na ilha de Lesbos e lá, foi um grande representante da poesia lírica.
.....Álcman - século VII a.C.
.....É considerado inventor da poesia amorosa. Nasceu em Esparta e de lá, suas poesias correram todo o mundo grego com seus metros simples mais encantadores.
.....Aristófanes - século IV a.C.
.....Grande escritor ateniense de comédias. Suas peças eram aclamada pelo povo e as cenas eram de hilária ironia contra as constantes guerras entre as cidades-estados.
.....Arquíloco - século VII a.C.
.....Sua poesia era satírica e seus versos escritos com originalidade e simplicidade, aclamado por sua métrica e verbosidade.
.....Baquílides - século V a.C.
.....Poeta lírico com poemas versáteis, aclamado pela leveza, clareza e notável narrativa.
.....Ésquilo - século V a.C.
.....Dentre os três mestres da comédia, é o mais velho. Suas obras têm teores filosóficos e grande riqueza de detalhes, além de excelente sonoridade.
.....Eurípedes - século IV a.C.
.....O poeta com menos ortodoxia e mais realista dos três grandes trágicos. Todas as suas obras exprimem experiências particulares sobre a religião e a moral do Homem.
.....Heródoto - século IV a.C.
.....Narrador das Guerras Pérsicas. Sua obra foi considerada como a primeira no gênero do mundo, dando a este autor, o título de primeiro historiador do mundo.
.....Hesíodo - século VIII a.C.
.....Escreveu “Os trabalhos e os dias”, dissertando sobre o trabalhador do campo e, outra iluminada obra, “A Teogonia”, pela qual tenta organizar os deuses do Olimpo.
.....Homero - século VIII a.C.
.....Foi o maior poeta da Grécia. Escreveu as Ilíadas e Odisséia. Nada se sabe sobre este cidadão, apenas que veio de alguma cidade da Ásia menor.
.....Menandro - século III a.C.
.....Suas comédias marcam o fim da comédia grega e início da comédia moderna de costumes e, inclusive, deste estilo, foi considerado o pai.
.....Píndaro - século V a.C.
.....Foi um excelente poeta lírico, foi tão venerado por toda Grécia que sua casa foi poupada por Alexandre quando da invasão macedônica em Tebas.
.....Safo - século VI a.C.
.....Poetisa lírica. Era chamada por a "Décima Musa" em toda a Grécia de tão admirável seu lirismo.
.....Simônides - século V a.C.
.....Nascido em Ceos, ficou famoso pelas suas "Nênias" e "Elegias" em louvor aos heróis mortos.
.....Sófacles - século IV a.C.
.....Sua dramaturgia foi a mais profunda, com severas críticas aos nobres que sempre passam por situações difíceis e tensas.
.....Tirteu - século VII a.C.
.....Poeta espartano. Ficou famoso por incitar os soldados a caminho da vitória, depois de terem sidos derrotados de maneira humilhante na batalha da Cova do Javali.
.....Tucídides - século IV a.C.
.....Escreveu crônicas sobre a Guerra do Peloponeso, da qual teve participação como general. É considerado um historiador.
.....Xenofante - século IV a.C.
..... Foi um historiador e biografo. Escreveu “A Nábase”, considerada sua melhor obra com assuntos militares, como por exemplo, a retirada de dez mil gregos por um território inimigo.


Líderes e estadistas

.....Alcebíades - século IV a.C.
.....Cidadão de Atenas. Foi um excelente general e um ardiloso político. Nunca acreditou na democracia e dizia: "A democracia é uma loucura completa". Na Guerra do Peloponeso, ele trai Atenas e debanda para o lado de Esparta.
.....Alexandre Magno (o Grande) - século III a.C.
.....Sucedeu seu pai, Filipe, no trono da Macedônia. Aluno de Aristóteles, ao assumir o trono após o assassinato do pai, iniciou de imediato o sonho de helenizar todo o mundo antigo. Teve uma vida de estadista durante 13 anos, conquanto conquistou o maior império do mundo, só superado por Roma. Levou toda a cultura helênica para todos os lados, do Mediterrâneo até as remotas terras do Afeganistão e Índia. Sua morte é incerta até os dias de hoje. Uma corrente acredita que tenha morrido por uma doença, como conta a história oficial de Ptolomeu, e outra, que foi envenenado pelos seus generais na ambição de assumirem o poder.
.....Címon - século V a.C.
.....Outro ilustre político de Atenas, participou da guerra contra a Pérsia e saiu-se vitorioso de todas as batalhas que comandou.
.....Cléon - século V a.C.
.....Sucessedeu Péricles no comando de Atenas. Seu governo foi considerado a continuação dos ideais de Péricles.
.....Clistenes - século V a.C.
.....Mais um governante ateniense. Suas idéias democráticas revolucionaram a maneira de tratar a política. Seus sucessores continuaram a ideologia defendida por ele.
.....Efialtes - século V a.C.
.....Foi o autor de grandes reformas, todas democráticas. Governou Atenas com apoio popular do início até seu último dia no poder.
.....Epaminondas - século IV a.C.
.....Foi soldado de Tebas e chegou ao poder por bravura e ideais éticas. Foi comandante na guerra contra Esparta na qual seu exército a destruiu definitivamente.
.....Filipe da Macedônia - século III a.C.
.....Foi o maior rei macedônico. Com habilidade diplomática e grande inteligência em seus feitos militares, conseguiu subjugar todas as cidades-estados da Grécia, formando uma só Grécia. Dominou a Grécia em nome da própria Grécia. Seu sonho era tonar o mundo inteiro uma só Grécia, tamanha sua admiração pelos gregos. Foi pai de Alexandre, o Grande.
.....Leônidas - século V a.C.
.....Rei de Esparta e comandante do mais heróico exército da Grécia. Ele morreu na batalha na qual os persas quase não os venceram em uma relação de um exército inteiro contra apenas Leônidas e mais 300 espartanos nas Termópilas em 480 a.C.
.....Lisandro - século V a.C.
.....Em 405 a.C., este general espartano, derrotou a invencível esquadra ateniense na batalha de Egospóstamos. Foi o general mais notável de sua época. Também foi aclamado como um grande estadista.
.....Milcíades - século V a.C.
.....General mais famoso de Atenas. Foi sob seu comando que derrotaram os persas na batalha de Maratona com apenas poucos bravos homens contra um imenso exército persa.
.....Nicias - século IV a.C.
.....Estadista e eleito general responsável pelas incursões militares de Atenas contra Siracusa.
.....Péricles - século IV a.C.
.....Foi o melhor estadista que a Grécia antiga já teve. Foi também um excelente orador, além de general de alta bravura e inteligência. Levou a cidade-estado de Atenas ao mais alto poder de sua história por meio de muitas reformas democráticas. Transformou a cidade com grande número de obras públicas, principalmente as de caráter estrutural.
.....Pisístrato - século VI a.C.
.....Foi um grande tirano de Atenas que estabilizou seus problemas e depois expandiu a cidade por meio de novas colônias.
.....Sólon - século VI a.C.
.....Foi o primeiro estadista a alterar as leis e impor um novo código de leis para os atenienses, protegendo os cidadãos de Atenas contra futuros tiranos, por exemplo. Suas idéias foram as bases para a consolidação da democracia em Atenas.
.....Temístocles - século V a.C.
.....Foi um dos principais responsáveis pela vitória definitiva da Grécia sobre a Pérsia. Foi um estadista e comandante ateniense. Sua estratégia foi unir toda a Grécia sob uma nação comandada por um conselho de cidades-estados.

 

.