Resumo dos principais filósofos...

Thales (624 a.C. - 546 a.C.)


.....Didaticamente podemos dizer que a filosofia teve seu início em si no século IV a.C. e, no nome de Thales, a pedra fundamental. Seus precursores começaram a especular a origem da vida e abstraíram, no mundo metafísico, a água como origem de tudo.


.....Thales de Mileto é considerado o primeiro filósofo de fato. Natural da Jônia, região de livre comércio e trocas culturais, as quais, as influências oriental e egípcia eram grandes, Thales, também influenciado pela matemática, pela religião e pelo auge idealístico da cultura homérica, foi o primeiro a tentar dar uma explicação racional para as coisas do mundo, transformando esta idéia em conceito único entre todos os gregos desde então.
.....Viajou e estudou por toda a Jônia e Egito, conquanto, aprendeu astronomia, matemática, geometria, manejo das águas e do solo para a agricultura, e até, segundo Heródoto, calculou uma eclipse solar em 585 a.C., por exemplo. Foi muito solicitado para cálculos navais e cálculos para as pirâmides do Egito.
.....Tudo o que sabemos sobre Thales é pelos escritos e registros póstumos, pois o filósofo não deixou nada de próprio punho. Foi um cidadão influente na política e, na matemática, teorizou a lógica da dedução geométrica usando um conjunto de preposições relacionadas.
.....Thales deixou de lado as fábulas e crenças mitológicas, e de maneira diferente de seus antecessores, explicou o Universo com bases lógicas e explicáveis.
.....Para Thales, a origem de todas as coisas era a água e, inclusive, o mundo flutuava em cima dela em uma extensão ilimitada, como uma folha em um infinito lago. Também sustentou sua teoria da cosmologia em fatos reais observados diretamente da natureza e não da mitologia, fazendo-o, de certa maneira, o primeiro cientista do mundo.
.....Sua segunda afirmação foi de alegar que todas as coisas estavam cheias de deuses. Apesar de não termos exatamente sua definição original, podemos afirmar que ele acreditava que todas as coisas no Universo eram engendradas e regidas por algum tipo de força vital, animando-as de alguma forma e, dessa maneira, tornando-as partes de um uno.
.....Talhes não nos deixou claro a relação entre a água material, base de todas as coisas e a idéia de força única, presentes em todas as coisas.
.....Foi o primeiro a observar as coisas como realmente elas são, idéia que lhe atribuiu o título de primeiro filósofo do mundo.
 

.