Resumo dos principais filósofos...

Plotino (205 - 270)

.....A influência dos primeiros pensamentos de Platão, mesmo séculos mais tarde, continuou primordial para os homens até Plotino, que, pegando emprestado certas correções de Aristóteles, desenvolveu uma filosofia a qual hoje é chamada de neoplatonismo, liderando assim, um grande grupo de sábios.


.....Natural do Egito, Plotino desenvolveu seus estudos em diversas áreas e mais tarde, se tornou um professor respeitado na cidade de Roma sob os cuidados diretos do então imperador Galeno, amante da filosofia grega.
.....Plotino escreveu muito, mas de maneira desordenada, conquanto, o seu entendimento contínuo é difícil. Escreveu suas idéias fora de uma cronologia, indo e vindo em suas teses, corrigindo e acertando os paradoxos e falácias. Foi Porfírio quem organizou sua literatura, durante e após ter sido seu aluno.
.....Suas teses formaram as bases para a metafísica neoplatônica, as quais, os temas básicos eram: o uno, o princípio intelectual e a alma.
.....A alma era a coisa mais latente neste filósofo que, influenciado pelo crescimento das idéias cristãs, argumentou ser, ao mesmo tempo, a alma e o corpo o Homem em si, fazendo parte de uma única realidade dentro de um único todo.
.....Para Plotino, o uno era a razão final. Era infindável e, impossível de ser descrito, estando muito além da existência das coisas. Colocou uma hierarquia básica na realidade tendo, abaixo do uno, o princípio intelectual, no qual se encontrava todas as formas e pensamentos e, abaixo deste, a alma com a capacidade de apreender e absorver as coisas do intelecto. Por último, o corpo, cuja alma o usava para seus fins no mundo material. Como Platão, Plotino argumentou que a alma era o guia do corpo entendendo suas sensações e adquirindo conhecimento. O mister era entrar em harmonia total entre alma e o corpo para a contemplação da realidade. Acreditava, em síntese, que só o equilíbrio poderia levar o Homem além do bem e do mal, por qual, a existência do mal é explicada na divisão do uno, e, quanto menor a parte, maior o mal.
.....Emprestou de Aristóteles algumas teses e as mesclou com as de Platão, formando um conceito único, conquanto, o Homem poderia chegar a realidade do uno quando superasse seus sentidos físicos. Sua filosofia impelia seus seguidores para a busca da pureza da alma, por meio do intelecto e do conhecimento, nos quais, seriam suficientes para a visão suprema.
 

.