Resumo dos principais filósofos...

Platão (427 a.C. - 347 a.C.)



.....Amigo e discíplo de Sócrates, Platão continuou suas idéias desenvovendo-as com tal particularidade que ganhou uma das mais elevadas posições no mundo filosófico. Também foi o professor de outro colossal nome da filosofia, Aristóteles.


.....Natural de uma Atenas em mudanças políticas, sociais e econômicas, levou quase sua vida inteira sem participar da política, apesar de filho de uma aristrocática família influente. Preferiu o caminho do intelecto, fundando a Academia, o embrião do ensino acadêmico.
.....
Sócrates foi um idolo na vida jovem de Platão que, sem presedentes, escreveu extensamente suas idéias e as suas próprias em forma de diálogos, nos quais, Sócrates era quase sempre o personagem principal, conquanto hoje, temos o legado desta filosofia, mesmo não sabendo ao certo, onde termina a de um e começa a do outro.
.....Assim como Sócrates, Platão trabalhou em temas como definições de conceitos de justiça, política e coisas dos sentimentos. Neste sentido, desenvolveu a "Teoria das Idéias", na qual, a verdadeira realidade existiria em um lugar onde as formas seriam perfeitas, eternas, imutáveis e conhecíveis somente por meio da mente, do intelecto em relação as coisas aparentes do mundo visível em contínua mudança, no qual, tudo é uma imitação.
....."A República" diálogo que é considerado o seu melhor trabalho, Sócrates e outros protagonistas, discutem a justiça e sua importância no sistema de governo. Discutem também sobre o que seria ideal e neceesário para os governantes e cidadãos de um Estado.
.....Suas qualidades eram inúmeras, como por exemplo, mestre em drama, poesia e prosa. Poderia, se quisesse, se tornar um imporante político de Atenas. Escreveu muito sobre os maiis diferentes temas como metafísica, ética, epistemologia, política, psicologia, matemética, educação, teologia e artes.
.....Após a execução de Sócrates, Platão e os outros seguidores foram, em viagem intelectual, para o Egito e depois para a Sicília. Discutiu e interagiu com eléaticos e pitagóricos, entre outros, além dos sofistas que, nesta época, já eram em grande número por toda a Grécia. Quando voltou para Atenas, fundou a Acdemia, uma escola completa de âmbito moderno para os padrões da época.
.....Perto dos seus sessenta anos, Platão foi convidado para ser o professor do futuro governante de Siracusa, Dionísio II, por seu tutor Dion, que tinha estima e amizade pelo filósofo. Assim, Platão se envolve, como na época de Sócrates, em contrapartidas políticas e ficou perto de ter uma grave acusação política. Vários foram os atentados e tentativas contra o tutor do jovem governador sem efeito, mas que por fim, acabou com seu assassinato, fazendo Platão retornar para Atenas pelo seu bom senso e prudência.
.....Alguns hoje, dividem as obras de Platão em três grupos, nos quais, o primeiro são os diálogos iniciais argumentando e refutando coisas inerentes ao aspecto da moralidade, virtude e qualidades oriundas dos sentimentos. O segundo grupo, incluíndo "A República", mostram as teses platônicas mais importantes como a Teoria da Forma, a Teoria do Conhecimento, além dos relatos sobre a alma humana e seu destino. O terceiro grupo, suas obras discutem as formas da lógica e da dialética, que denominou de "Coleção e Divisão", pelas quais, o filófoso explica como as relações de idéias e formas podem ser entendidas, observando uma forma de ampla generalidade, como por exemplo, a coragem e suas relações nas suas diferentes subdivisões. Neste grupo, há obras famosas como "As leis", "O político" e "Filebo".
.....Platão teve suas idéias, teorias e teses discutidas muito tempo depois por seus seguidores e pelas tentativas de refutação de seus inimigos intelectuais e, ainda, retonamadas no renascimento, séculos depois pelos neoplatonistas.
 

.