Resumo dos principais filósofos...

Parmênides (515 a.C. - 445 a.C.)



.....Segundo o que se chegou ao dias atuais, foi cidadão de Eléa na península italiana, em cuja cidade, elaborou várias leis. Teve importância muito grande entre os pré-socráticos e, foi o mais influente na escola chamada posteriormente de Eleática.


.....Seus pensamentos foram escritos em forma de poemas como se fossem elaborados pelos deuses. Simplício perpetuou alguns de seus poemas pelos quais os temas principais foram "O caminho da verdade" e "O caminho da aparência".
.....Para Parmênides, a realidade é atemporal e incriada, invisível, sem movimento, igual em toda a sua extensão e conceito e, ao mesmo tempo, perfeita como uma bola, igualmente redonda em todos os lados e direções a partir de seu centro. Assim se declarou oposto a filosofia de Pitágoras, na qual a realidade consistia de opostos em mudanças contínuas. No "O caminho da verdade" ele argumenta sobre as questões apreendidas pelo raciocínio lógico, ocupando-se da lista esquerda da Tábua de Opostos de Pitágoras e, "O caminho da aparência" argumenta sobre os sentidos dos homens. Por este prisma, o filósofo nos deixou a seguinte temática:
....."Aqui eu termino meu discurso e pensamento confiável sobre a verdade; para doravante ensinar as crenças do homem mortal, escutando a enganadora ordem das minhas palavras."
.....Para Parmênides, aqueles que se sustentavam nas oposições estariam no caminho da aparência, pois, o verdadeiro oposto seria apenas o escuro e o claro, sendo todo o resto, uma subseqüência deste. Condenava ao Homem seguir como verdades seus sentidos.
.....Foi um grande colaborador dos conceitos ocidentais hoje dados como certos. Foi ele quem primeiro separou a razão das experiências provindas dos sentidos, fazendo-se entender que, uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa.
.....Ele tentou fundamentar, com bases na linguagem e na lógica, a vida no mundo e o mundo no Universo. Foi com Parmênides que começaram as especulações entre o que poderia ser argumentado por meio da razão em contraste com aquilo que é percebido pelos sentidos.
.....Neste sentido, Parmênides é considerado o pai do idealismo em relação a realidade. Seu poema "O caminho da verdade" pode ser entendido como uma realidade não material. Já outros pensadores contestam este título na argumentação de que sua realidade confirmava a materialidade daquilo que é, considerando-o assim, como o pai do materialismo.
 

.