Resumo dos principais filósofos...

Herbert Marcuse (1.898 - 1.979)



.....Outro filósofo alemão que se erradicou nos Estados Unidos devido ao contexto em que a Alemanha se encontrava nos meados da Segunda Guerra Mundial.


.....Seu mestre foi o filósofo Heidegger, cujas idéias o influenciaram em suas teses sobre a sociedade repressora, expressão chave para entendermos sua filosofia social e política.
.....Formado pela Universidade de Berlim e pela Universidade de Friburgo, ministrou aulas na Universidade de San Diego ao mesmo tempo em que foi membro do Conselho Diretor do Jardim Zoológico da mesma cidade.
.....Suas especulações giraram em torno dos pensamentos de Marx e Freud. Analisou a possibilidade de desvendar os principais motivos da infelicidade humana. Sua tese é formulada por uma pergunta inicial: Porque o Homem Moderno, enquanto um ser social se mantém acorrentado na expectativa econômica da Guerra Fria, gerando e mantendo a pobreza no mundo subdesenvolvido, quando tal aberração seria muito fácil de extinguir?
.....Sua tese corrobora com o conceito de Freud sobre "a história da civilização se confundir com a história de sua repressão", na qual as necessidades instintivas do Homem Moderno é incompatível com a idéia de sociedade civilizada. Alega que para o progresso social, os homens devem renunciar suas satisfações pessoais. Assim, lançou uma pergunta fundamental na qual sua tese dá uma resposta plausível:
....."Os benefícios da civilização teriam compensado o sofrimento infligidos aos indivíduos?"
.....É sabido, pelo filósofo, que a maior carga deste sofrimento foi suportado pelos povos subdesenvolvidos, fato que não justifica as vantagens decorrentes da civilização atual. Exemplifica sua idéia por meio de uma comparação entre um país da África com um país europeu, antes e depois da ocupação européia.
.....Acusa, tanto o capitalismo como o comunismo, de serem estruturalmente governos de repressão, nos quais erros foram cometidos através dos tempos, conquanto o Homem Moderno foi convencido de que o prazer em si mesmo é coisa abstrata.
.....O Homem Moderno foi induzido a ter remorso do prazer por ser este uma coisa separada da personalidade humana. Os cultos religiosos foram os principais responsáveis por disseminar o sofrimento e a autopunição como meio de atingir a salvação. Foi induzido a agredir seu próprio corpo ao invés de ser incentivado a usufruí-lo como uma fonte de felicidade.
.....Assim, formulou dois princípios: o princípio do prazer, particular a cada indivíduo e, seu substituto, o princípio da realidade. O princípio da realidade foi buscado pela sociedade industrial a qual se esforçou em transformar os homens em objetos úteis, esquecendo que um homem é basicamente um sujeito com juízo de valor, diferentemente um do outro. Tal fato ocorreu porque o Homem Moderno se distorceu socialmente produzindo, em sentido de mão dupla, uma sociedade distorcida. Hoje, a sociedade moderna tem como máxima o seguinte conceito, segundo Marcuse:
....."O sofrimento de um homem ou de alguns homens isolados não conta".

.....Sobre a felicidade e liberdade afirma que, em uma sociedade industrial, são coisas contadas de maneira quantitativa e não qualitativa.
.....Sobre sua tese de repressão universal, Marcuse afirma serem, tanto o sistema capitalista, como o comunista, como sistemas sociais repressores e totalitários; na medida proporcional em que se utilizam de repressão para se manterem.
.....Todos estes aspectos levam Marcuse a afirmar:
....."Os intelectuais têm papel importante na sociedade moderna. Eles deflagram a Grande Recusa que irá encontrar apoio noutro catalisador, a recusa instintiva entre jovens em protesto. É a vida deles que está em jogo e, se não a deles, pelos menos a saúde mental, ou sua capacidade de funcionamento como seres humanos livres de mutilações. Na medida em que os jovens participassem da revolução, que é imperativo biológico, e se encontrassem com a revolução dos operários, que é um imperativo histórico e econômico, estaríamos iniciando uma nova era e condenando à morte a sociedade repressora atual".
 

.