Resumo dos principais filósofos...

Galileu Galilei (1.564 - 1.642)

.....Cientista que elaborou teses sobre astronomia e, por meio de suas observações e experimentações, provou coisas que deixaram os pensadores de sua época admirados.


.....Revolucionou praticamente o foco de toda as especulações filosóficas até então. Desde pequeno procurou, por conta de pesquisas e experimentos, as respostas de suas curiosas questões.
.....Contrariando o desejo do pai, não estudou medicina. Seguiu a ciência da época; a volta de alguns conceitos matemáticos de Arquimédes, por exemplo. Estudou praticamente por conta própria, deixando inclusive a faculdade antes de terminá-la. Por fim, tornou-se professor e lecionou por toda Itália, em matérias como matemática, física, astronomia, filosofia etc. Chegou até ser o filósofo e matemático da corte de Florença.
.....Ficou famoso por atirar ao mesmo tempo duas bolas de diferentes tamanhos do alto da torre de Pizza para refutar a teoria mais aceita na época, a qual Aristóteles afirmava que o peso não seria o fator determinante na velocidade em uma queda livre. Também provou matematicamente que a Terra não estava imóvel no Universo e, por conseqüência, não sendo o centro do Universo. Foi perseguido pela inquisição e condenado a prisão por tempo indeterminado. Sua pena foi reduzida ao exílio na sua cidade natal de Arcetri, na qual permaneceu sob os olhos dos inquisitores até sua morte.
.....Trouxe a tona fatos que ninguém se atrevera a fomentar em temor ao poder da Igreja Católica até então. A concepção teocentrica do mundo cai nos termos de Galileu e, o Universo passa a ser uma coisa infinita, levando todos os pensadores, depois de Galileu, a ignorar os dogmas eclesiásticos. Deste filósofo em diante, o uso da razão e do experimento para as coisas terrenas e naturais, tornaram-se obrigatórios em qualquer especulação. Assim, os pensadores começaram a entender de fato os fenômenos, separando as coisas do céu das coisas da terra. Do mundo material do mundo da alma.
.....As teorias de Aristóteles eram as evidências científicas da época em acordo conceitual aos dogmas e interesses da Igreja Católica, assegurados pela "Santa Inquisição". Galileu, com suas teses, mostrou os erros deste ilustre grego antigo e, alhúres, ciência e Igreja tomaram rumos distintos. As bases das teses científicas de Aristóteles e seus seguidores foram desenvolvidas por puro raciocínio, conquanto, as de Galileu, foram sobre provas matemáticas e experimentais, levando a procura de provas concretas de tudo o que se era especulado pela fé e pela filosofia.
.....Não obstante, a Igreja tornava as idéias de Aristóteles "Santas" com base na existência de dois mundos distintos, cabível perfeitamente na filosofia católica, tornando Galileu alvo de críticas e acusações de heresia, mas que, mesmo assim, foram insuficientes para encobrir suas verdades comprovadas, incentivando ainda mais as mudanças por toda a Europa e o alvoroço pelo intelectual no lugar da fé.
.....Depois, Kopérnico dá o golpe final, provando ser o Sol o centro de um sistema, conquanto, a Terra e os demais planetas irmãos, girando em sua volta em órbitas elípticas, mostrando que o infinito, era mais infinito ainda.
.....No campo filosófico, Galileu pressupôs que a matemática e a geometria nos mostrariam os segredos das coisas. Afirmava que a matemática e as formas geométricas eram a linguagem do Universo e que deveríamos aprender seu alfabeto e depois especular tudo o que se desejasse, chegando sempre aos seus âmagos, como fez para teorizar, provar e elaborar e lei da inércia, derrubando a tese da impossibilidade de vácuo de Aristóteles. Inventou o telescópio e provou a Lua ser uma superfície igual a da Terra, cheias de vales e montanhas, refutando a teoria da superfície perfeita da concepção aristotélica, aceita pela Igreja Católica. Mostrou também Vênus com suas Luas nas mesmas condições da órbita da Lua Terráquea.
.....Galileu sofreu a perseguição inquisitória mais para fins de moralização da instituição da Igreja a que seus objetivos científicos hereges. Foi condenado ao final do processo a refutar suas teses por escrito e confinado em sua própria casa até sua morte.
.....Newton, mais tarde, desenvolve estas teses chegando a concepção de que todo no Universo é feito com a mesma matéria que a Terra e, logo, seguiriam as mesmas leis.
.....Seu legado filosófico foi mudar totalmente a concepção aristotélica. Influenciado pelo sistema indutivo, criou o sistema de investigação e experimentação até hoje usados nas ciências, nas quais, tudo que fosse percebido pelos sentidos e posto a prova e, provado neste sistema, não poderia ser negado sob o testemunho de passagens bíblicas e ou outras escrituras de outras religiões ou crédulos.
 

.