Resumo dos principais filósofos...

Demócrito (460 a.C. - 371 a.C.)

.....Derivando dos princípios de Leucipo, Demócrito desenvolveu sua particular tese atômica, por qual ganhou fama e respeito. Foram poucos os escritos que sobreviveram, mas em consistência suficiente para avaliarmos o quão foi importante este filósofo e suas idéias para o mundo ocidental. Foi um homem extremamente estudioso e, como Sócrates, defendia a retidão, a conduta, a ética, a honestidade e honra.


.....Escreveu sobre muitas coisas e, entre elas, sobre a ética, física, matemática, música, literatura, linguagem e vários outros assuntos de caráter técnico.
.....As idéias iniciais de Leucipo lapidas por Demócrito, provavelmente vieram para refutar as teses dos eleáticos que diziam que a realidade era única, imutável, incriada e limitada, com as quais, o não-ser seria impossível. Para os atomistas não seria possível essa realidade ser a origem das experiências em relação ao movimento, da mutabilidade da natureza e do seu procedimento em si.
.....Na tese de Demócrito era possível, sem maiores problemas, relatar diferentes realidades, provando desta maneira que o não-ser e ou o vazio seriam tão reais como o ser. Sustentou que o não-ser seria uma realidade não corpórea e o ser uma realidade corpórea. Mais tarde, afirmou que o não-ser era necessário para a existência do movimento e o conjunto do não-ser e o do ser seria a origem de tudo.
.....Todas as coisas eram constituídas de pequenos átomos, em número e formas infinitas que se movimentavam no vazio, no não-ser. Quanto mais duro a coisa, menos vazio entre os átomos, quanto mais mole, maior então os espaços entre os átomos, como o ar, por exemplo.
.....No mundo metafísico, explicou que os átomos da alma eram esféricos, de lados perfeitos com fácil ligação a outros átomos, só não conseguiu explicar como os átomos compunham as coisas da mente. Isso pareceu não ser considerado pelo filósofo, talvez pela crença na época, em que a alma compunha por igual o corpo.
.....As coisas obtidas pelos sentidos, para Demócrito, eram obscuras e, as obtidas pelos átomos e vazios, dentro de suas combinações particulares, eram genuínas.
.....Foi uma tese nascida precocemente que influenciou toda a filosofia grega e se perdurou em discussões durante séculos e séculos e, por fim, provada em sua maioria pelos cientistas do século XX d.C.
 

.