Resumo dos principais filósofos...

Anaxímenes (585 a.C. - 528 a.C.)


.....Da geração inicial de filósofos milesianos, Anaxímenes foi o terceiro. Como os outros, não se sabe quase nada sobre sua vida particular, ademias, assim como Thales e Anaximandro, Anaxímenes se perpertuou como outro importante pilar para os filósofos futuros.
.....Como Anaximandro, também acreditiva que o início de tudo provinha do infinito, mas tentou explicar este infinito, esta força primordial, como sendo o ar e não a água. As coisas eram resultados da rarefação e efação do ar.


.....Argumentava que o ar se tornava fogo quando mais espesso, e quanto mais espesso mais coisas o ar se tornaria, como por exemplo, em uma nuvem e, se mais espesso ainda, em água, mais ainda, em terra, pedra e assim por adiante, pelos os quais, todo o resto vinha a ser a partir destes. Não obstante, as coisas estavam sempre em movimento e mudança. Ignorou completamente a mitologia e, atarvés da simples observação da natureza, abstraiu e criou sua tese. Hoje parece-nos tolice, entretanto, para o Homem de mais de dois mil e quinhentos anos atrás, foi algo espetacular. Foi, sem dúvida, um pensador legítimo.
.....Formulou a idéia de que a Terra era redonda e chata, totalmente envolvida pelo ar e, que o céu era uma fina camada transparente sendo as estrelas, coisas lá plantadas. Os outros corpos celestiais, tinham as mesmas qualidades da Terra e giravam em sua volta. Os terremotos eram explicados por Anaxímenes como uma variação entre seco e úmido dentro do solo. Quando o solo seca, ele racha e o que estiver por cima é engolido para fazer parte do próprio solo. A chuva, para o filósofo, era o ar condensado, formando primeiro as nuvens que, comprimidas soltavam toda a sua umidade. O granizo era a aglutinação da chuva enquanto caia.
.....Enfim, para Anaxímenes, o ar era o elemento presente em todos os corpos animados e inanimados no Universo.
.....Este filósofo fecha o ciclo milesiano dando ao futuro uma base do uso da razão e fez da lógica, sua maior arma de argumentação. Depois de Thales, Anaximandro e Anaxímenes, o Homem começou a olhar para as coisas e para o mundo como realmente são.
 

.