Resumo dos principais filósofos...

Anaximandro (610 a.C. - 546 a.C.)




.....Pelos registro, foi um filósofo um pouco mais moço que Thales, conquanto foi seu aprendiz e sucessor.


.....Como quase todos na região da Jônia, influenciados por diversas culturas e diferentes conceitos, Anaximandro acabou por estudar e desenvolver seus próprios conceitos relacionados a coisas como: matemática, astrologia, física, geologia etc.
.....É dado a Anximandro a invenção do relógio do sol baseado na relação da posição da sombra versos o tempo corrido. Foi o primeiro a desenhar o mundo com bases explicativas lógicas. O descreveu apenas por conta da sua capacidade de dedução comparadas com preposições comprovadas. Pouco de seus escritos chegaram até nós e, os que temos em mãos, estão incompletos. Mas é sabido que escreveu extensamente sobre a natureza, cosmogonia, corpos celestiais, seres vivos e ainda muito sobre geografia, biologia além de várias dissertações sobre as coisas latentes da vida humana. Sua fama foi tamanha que influenciou todos os seus sucessores.
.....Dizia que a origem das coisas era o "Apeiron", coisa primordial, infinita e indefinida, não correspondente ao mundo empírico. Terra, ar, água e fogo, elementos básicos de todas as coisas no Universo, eram, segundo Anaximandro, provindas deste "Apeiron". Afirmava também que todas as coisas estavam em constante movimento e que seu início vinha do "Apeiron" e, em seu final, retornava ao "Apeiron". Este "Apeiron” de alguma maneira regia a justiça e o equilíbrio, mantendo todas as coisas em seus cursos naturais por meio de interações entre as oposições cósmicas de quente e frio, seco e úmido etc., base de sua cosmogonia.
.....Dizia que a Terra era cilíndrica e que sua profundidade era um terço de sua largura e nada a sustentava, mantendo-se equidistante das outras coisas. Para ele, as primeiras criaturas vivas se originaram na umidade e, que o Homem e os outros animais complexos, se desenvolveram em processos evolucionários em outras épocas e que ainda, estariam em evolução.
.....Sua maior contribuição foi a perpetuação da metafísica, fazendo o Homem, a partir de suas idéias, a pensar e deixar os pensamentos de lado.
 

.