As filosofias do mundo...
 

Filosofia ocidental moderna

.....A filosofia Ocidental contemporânea é inserida no mundo, didaticamente versando, depois do final da Primeira Guerra Mundial. Nomes como Debussy, Schoemberg, Picasso, Matisse, Einstein, Freud, Jung, Frege, Husserl, Bergson etc., se destacaram nas ciências, artes e filosofia de maneira muito diferente que seus antecedentes. Houve, por parte desses novos humanistas e outros seguidores desta temática, um re-exame das doutrinas dominantes e conceitos objetivos e subjetivos, quebrando vários paradigmas antigos.
.....As ciências física, natural e mecânica ganharam várias disputas epstêmicas e empíricas travadas nos séculos passados. Neste sentido, Hume, por exemplo, esperava fazer com a filosofia a mesma coisa que Newton fizera com a física e, Darwin, com a ciência natural. Assim, o materialismo ganhou nova forma sob o manto científico.
.....Entretanto, nasceram idéias novas com as quais vários outros filósofos e artistas discutiram. Foram coisas como a vida em si mesma e que, cujas coisas, eram um processo subjacente aos fenômenos estudados pelas novas ciências e ainda que, tais coisas, “não” poderiam ser objetos de estudo científicos.
.....Surgem então as filosofias espirituais nas quais se buscava – da mesma maneira que hoje se busca – as respostas para as coisas entre o céu e a terra que ninguém explicava.
.....Essas novas filosofias foram, primeiramente, desenvolvidas por seletos grupos de intelectuais, tais como professores universitários, artistas, homens das letras, propagandistas e, principalmente, com maior propriedade, por filósofos renomados como Bérgson, Whitehead, Spengler, Kardec etc.
.....Mesmo com suas diferenças, tais idéias detinham um tema em comum: a necessidade dos seres humanos de estabelecerem um contato (tanto no plano do pensamento, como no plano da ação), com o processo vital e dinâmico da vida que a ciência estática e analítica não considerava. A ciência em si, apenas dava uma descrição das coisas no mundo, distanciando as coisas pertinentes da consciência, por exemplo.
.....Bérgson foi um desses filósofos que afirmava a vida fluir sobre todas as coisas e sobre tudo pelo corpo da humanidade.
.....Desta forma, os atuais filósofos, buscam uma equação na qual se una a ciência e a religião com as coisas inexplicáveis do mundo empírico, no qual, a existência da humanidade está integrada.
 

.