As filosofias do mundo...
 

Filosofia grega

.....Dentre todas as filosofias antigas, sem dúvidas, a que mais merece atenção é a filosofia grega por sua contribuição para a atual filosofia e formação da cultura ocidental. Foi o legado grego que nos levou aos nossos atuais conceitos.
.....Dividiram e organizaram o conhecimento, separando-o em disciplinas e subdisciplinas. Separaram coisas como moral e ética, matemáticas e ciências naturais etc. Coisas que até os dias atuais são ainda usadas e discutidas. Mesmo depois de séculos não encontramos representantes de peso como foram Sócrates, Platão e Aristóteles.
.....A escuridão que Homem se aterrorizou intelectualmente na Idade das Trevas não foi por falhas nos pensamentos dos antigos filósofos gregos. Pelo contrário, foram esses antigos pensadores que libertaram o povo europeu de tal escravidão filosófica, no final da Idade Média, no Renascimento no século XV, e se manteve durante nas idéias iluministas do século XIX.
.....Em resumo, temos dentro da filosofia grega, alguns importantes destaques: os pré-socráticos – Tales, Pitágoras, Anaximandro, Anaxágoras, Parmênides, Heráclito, Demócrito, entre outros. Os socráticos – Sócrates, Platão e Aristóteles. E, por último, os pós-socráticos – os epicuristas, os estóicos e os sínicos. Também, os sofistas que se mantiveram durante este período. Estes últimos, mesmo que não filosofando, contribuíram, de certa maneira, na disseminação do conhecimento por todo o Mediterrâneo e Oriente médio, trabalhando como mercenários do saber.
.....A filosofia grega, em seu início, por volta de 600 a.C., teve grande influência dos povos que viviam ao seu redor. Coisas como alma, sentimentos, re-encarnação, mente separada do corpo etc., são, todas, importações dos povos com os quais o antigo povo grego mantinha seu comércio.
.....As idéias de transmigração de almas e da visão estática da realidade; foram releituras de idéias mais antigas dos orientais. Entretanto, não misturaram coisas religiosas com coisas humanas. Foram os primeiros a especular, de forma sistemática e argumentativa, o que é o Homem e o que são suas razões e emoções; o que são e como são os fenômenos da natureza e, principalmente, a racionalização e valoração de coisas como moral, ética, política, belo etc. Todas essas especuladas de maneira racional, deixando sempre de lado os argumentos sem comprovações empíricas.
.....Estudaram o Homem como Homem e, de como viver em harmonia. Atentavam-se primeiro consigo mesmo e depois sim na possibilidade de harmonia entre seus pares e natureza. Desta maneira, elaboraram coisas como democracia e livre arbítrio, moral e ética, dentre outras mais.
.....O maior destaque da filosofia grega foi o desenvolvimento de idéias naturalistas versus as idéias religiosas e o desenvolvimento do relativismo entre todas as coisas existentes no mundo material e as existentes no mundo das idéias. Trabalharam conceitos que vão da água ao fogo, como também coisas que vão da emoção a razão; sempre procurando, por meio de argumentos lógicos, chegarem às verdades últimas. Às verdades materiais e às verdades mentais.
.....Valorizavam os homens acima de qualquer outra coisa, sendo estes, os únicos responsáveis por seus próprios atos e destinos. Buscavam, além da origem de todas as coisas, o caminho para a virtude, para a moral e ética, para a felicidade etc., bem como os segredos do corpo por meio da medicina e, assim por diante.
.....Sobre o tempo e espaço desenvolveram a metafísica que, sem precedentes, contribuiu de inigualável maneira para as artes, artes cênicas, música, arquitetura etc.
.....Foram os primeiros a se interessarem pelos problemas cotidianos da vida comum dos homens vivendo em sociedade. Procuravam civilizar o mundo...
 

.