//-->



Artigos filosóficos - reflexões históricas e científicas...
..... Matemática suméria...






.....
Perto de 2.000 a.C., os sumérios criaram o sistema numérico sexagesimal no qual o número 60 era o número base, proporcionando uma ampla visão matemática das coisas.


.....Tal escolha foi bastante pertinente e, ao mesmo tempo, particular, pois, todos os seus contemporâneos trabalhavam com os números 5, 10 ou 20 como seus números de base.

.....Os sumérios perceberam a flexibilidade do número 60, Descobriram que este número é divisível simultaneamente por 1, 2, 3, 4, 5 e 6, o quê facilitava e muito a vida administrativa de um povo que estava vivendo uma explosão populacional.

.....Isto já é uma grande vantagem nos dias atuais, imagine nos primórdios da civilização.
.....Na época destes números, as contas eram feitas usando apenas os dedos das mãos. A calculadora era coisa impensada naquela época. Assim, o número 60, para os sumérios, tornou-se um número mágico.

.....Conseguiram quebrar o paradigma matemático da época e inventaram um cálculo oportunista, contados apenas com os dedos das mãos, determinando-se a casa decimal de cada dedo, dando-lhes a certeza e agilidade nas coisas do dia-a-dia.

 

.