A pintura grega...










.....É nas pinturas dos vasos, mais que nos afrescos, mesmo com poucos exemplares que chegaram até nós, que se nota o desenvolvimento da arte na Grécia.
.....A maneira como suas formas e figuras eram estampadas, mostram-nos hoje, que estas pinturas acompanhavam, de forma indubitável e em belíssima sintonia, o desenvolvimento das outras artes.

.....No início, na Idade do Ferro, as imagens eram abstratas e desenhadas sem a preocupação de sua representação em si. Já no século VIII a.C., as imagens passaram para formas mais bem elaboradas e com mais representações reais, dando início ao estilo Geométrico.
.....
Neste período, a Grécia já mantinha um alto grau de comércio com outros povos, sendo sua arte altamente influenciada por elementos Orientais. Surge então, os famosos vasos gregos que dominaram o mundo pela sua exclusividade e criatividade. Os vasos de Atenas...
.....Atenas, como centro cultural da Grécia, mantinha o monopólio da produção e comercio destes vasos, mas, Corinto, com suas escolas, supera sua irmã e assume completamente a hegemonia deste mercado perto de 530 a.C. A resposta de Atenas foi criativa, desenvolvendo a técnica de pintura de figuras vermelhas em fundo preto, dando mais elegância e efeito, inédito no mundo antigo. Decorrente disso, os gregos começaram a expandir estas técnicas e, usando fundo branco, desenvolveram a arte em mural na era Clássica. Em meio ao classicismo, vários artistas migraram dos grandes centros e das grandes escolas para o sul da Itália e suas ilhas, fazendo desta região, a principal fonte de exportação de vasos.
 

.