A escultura grega...






.....Não há precedentes para o legado cultural das esculturas gregas. Foram expressadas em três diferentes formas e estilos ao longo do tempo: Arcaico, Geométrico e Clássico.
.....A Escultura chegou até nós em grande número e nos seus mais variados estilos e datas de origem, mostrando-nos todo o desenvolvimento artístico e intelectual do povo grego como nunca visto em todo o período antigo.

A Era Clássica dá a definição completa de como os gregos encaravam o mundo e prova que o Homem, para esses mesmos e exatos gregos, não era apenas um simples ser a serviço dos deuses. Mostra a verdadeira crença do senso de liberdade e valorização própria, separando o mundo empírico do mundo espiritual.
.....
As esculturas gregas ultrapassaram seus próprios limites, indo além do período Clássico, se perdurando por todo o mundo helênico de Alexandre, o Grande e além...
Das formas serenas das figuras Clássicas, saíram as técnicas e conceito de se representar o Homem como tal, esculpindo nos entalhes das estatuas, as expressões humanas, coisa que levou os gregos à maiores estudos de anatomia.

.....Assim, tanto a escultura como os vasos de fundo preto com figuras vermelhas, impulsionaram a Grécia a formar uma verdadeira indústria de artistas que, em conseqüência, se transformou na maior região exportadora de arte para todo o mundo antigo.
.....As cidades do Egito e da Síria, por exemplo, encomendavam várias estatuas para embelezar suas ruas. Os grandes aristocratas, generais e homens de posse de todo lugar antigo, encomendavam seus próprios bustos aos afamados escultores gregos.
.....Atenas foi a cidade que mais lucrou com este rico comércio. Seus artistas eram constantemente recrutados para a reprodução de obras famosas e ou novas criações para determinados governadores ou pedidos de atacado. Os portos de todo o Mediterrâneo eram abarrotados de esculturas gregas de diversos tamanhos e formas.
.....Várias oficinas de escultura foram abertas nos pés das pedreiras de mármore para a produção de estatuas em grande escala para o comércio de atacado. Mas, mesmo assim, a Grécia não supriu a demanda, tamanha era sua afamada glória artística...
.....Como curiosidade e forma ilustrativa, temos a famosa história do rei de Bitínia que propôs o pagamento de todas as dívidas do empobrecido povo de Cnido em troca da estatua de Afrodite esculpida por Praxíteles. Tal proposta foi desconsiderada de forma cortês e astuciosa, escondendo o real motivo. Entenderam a proposta como esdrúxula e sem cabimento.
 

.