A arquitetura grega...









.....Podemos considerar o período Clássico como o apogeu da arquitetura grega, sem desmerecer, é claro, os períodos mais antigos, nos quais, em seqüência, uns aos outros, deram os resultados finais antes da absorção do Império Romano.
.....O classicismo emprestou, principalmente da arquitetura, todo o seu sentido de pureza, elegância, funcionalidade e praticidade.

.....Tudo isto é exemplificado durante os períodos das grandes construções. Suas estruturas e formas são claramente vistos nas fortes colunas das casas e templos míticos - subdivididos em três estilos básicos: Dórico, Corinto e Jônico.
.....O conceito arquitetônico da Grécia Clássica é facilmente entendido por conta das palavras proferidas pelo historiador e soldado Xenofante, descrevendo o interior das casas gregas:
....."É belo ver os sapatos arrumados em fila, as roupas separadas de acordo com seu uso, as panelas dispostas com bom senso e simetria."
.....Toda a arquitetura grega era estudada de acordo com sua funcionalidade, com sua real necessidade de uso, deixando a obra antes de mais nada, eficiente. Primeiro se decidia a planta e depois, os arquitetos, em segundo estudo, usurpavam deliberadamente o uso da arte e do belo, aplicando cores, formas e esculturas em suas obras.
 

.