Introdução sobre a arte grega...







.....Foi nas artes, em especial, que os gregos expressaram seus sentimentos com fina execução em tudo o que criaram. Eram inspirados pelo sublime e, é na escultura, coisa que chegou até nós em maior número, que entendemos isso sem resquício de dúvidas.

.....Tudo que um grego fazia, mesmo que de forma artesanal e, indepentente de ser para fins comerciais ou não, era feito por meio de um rigoroso critério de qualidade, fato que corrobora com o conceito grego fundado na seguinte expressão: "já que há de ser feito, que se faça muito bem feito."
.....
A escultura, assim como a pintura, a arquitetura, a poesia, a música e a literatura, foram as coisas com as quais a Grécia se destacou frente outros povos em todo o tempo que se manteve na hegemonia comercial e intelectual, trazendo-lhes fama e respeito até sua decadência perante o ascendente Império Romano. Nenhum povo conseguiu imitar ou superar a arte grega, fazendo desta, o principal produto de exportação de suas principais cidades-estados.
.....Sua arte foi vista e admirada por todo o mundo antigo e muito além, como por exemplo, os vasos atenienses de fundos pretos e desenhos vermelhos encontrados em lugares longínquos, como a costa sul da Inglaterra. Estes vasos talvez foram levados por algum grupo nórdico que tenha saqueado alguma cidade perto das colônias gregas ou das cidades com as quais a Grécia mantinha livre comércio, ou ainda, chegaram lá pelo comércio de terceiros, sabendo-se o alto valor de uma obra grega, principalmente nos magníficos tempos do classicismo do século V a.C.

 

.